sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Qualidade na prática: visita de parceiro amplia serviços prestados




Foco na qualidade dos serviços prestados é uma prática comum no Crespo e Caires. Exemplo disso é o contato contínuo promovido com seus advogados parceiros, como a visita realizada nessa semana. Dr. Victor Paim, advogado do Estado de Sergipe e sócio do escritório Paim Almeida Sobral Felizola Advogados Associados, esteve na matriz do escritório, em Hortolândia.

A reunião contou com a participação das responsáveis pelas contratações de correspondentes no setor de BackOffice, Jessica Fernades, Maria Ratier e Evelyn Guedes; da responsável pelo acompanhamento dos processos do estado do Sergipe, Michele Martins; e do Gestor da Carteira Contencioso Réu, Flavio Eduardo.


Segundo Lidianne Dantas, Gestora do setor de BackOffice: “É importante a integração entre o BackOffice e os advogados parceiros, pois já temos um vínculo diário com eles e dessa maneira conseguimos fortalecer a parceria e mostrar a qualidade do nosso trabalho, a estrutura do escritório a qual representamos. Nosso objetivo é garantir que as operações jurídicas necessárias sejam realizadas com excelência e dentro do prazo para o desenvolvimento das equipes jurídicas e da empresa.”

Crespo e Caires acredita que o fortalecimento das parcerias contribui de maneira singular para a entrega de serviços com qualidade.

Selfie Crespo e Caires


O Crespo e Caires valoriza seus cases de sucesso. Por isso, conheça a colaboradora Thays Farias Storone!


*Clique na imagem para ampliar a visualização

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Direito Contratual - É notícia



A tese do adimplemento substancial não pode ser aplicada nos casos de alienação fiduciária, segundo decisão desta quarta-feira (22/02) do Superior Tribunal de Justiça. Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2017-fev-22/tese-adimplemento-substancial-nao-aplica-alienacao-fiduciaria

Boletim Compartilhando nº 41


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Destaques do mês


É com muito orgulho que divulgamos os colaboradores que foram destaque no mês. Parabéns pelo empenho de cada um!

Solução amigável dos conflitos: juiz elogia conduta conciliatória




A palavra mais utilizada no meio jurídico moderno tem sido conciliar. Isso porque a sociedade evolui a cada dia no sentido de dar soluções aos conflitos de maneira pacifica, justa e célere e o próprio Legislador tem mostrado que o melhor caminho de fato é a Conciliação das partes, em especial naqueles que requerem intervenção Judiciária.

A nossa Carta Magna prevê em seu artigo 5º LXXVIII prevê que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.” . O artigo 3º, também da Constituição Federal determina como “objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil” – “I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

O próprio Código de Processo Civil de 2015 traz, logo no início de seu texto, inúmeros artigos que corroboram com o texto constitucional, vejamos:

Art. 3º Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito.
§ 1º É permitida a arbitragem, na forma da lei.
§ 2º O Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos.
§ 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.
Art. 4º As partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa.
Art. 5º Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.
Art. 6º Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva.

Neste sentido, a intenção do Legislador – o qual busca positivar ideias que já deveriam fazer parte do senso comum, é incentivar as partes a conciliar e solucionar seus conflitos, mas este propósito ainda esbarra em diversas questões culturais.

Antes de qualquer procedimento judicial, as instituições privadas em geral buscam por meses e, às vezes, anos a solução amigável da controvérsia, através de e-mails, mensagens instantâneas, telefonemas, campanhas, enfim, dezenas de maneiras de fazer com que a dívida seja solucionada e o consumidor possa adimplir seus débitos. Infelizmente, em grande parte destes casos, é necessário o ajuizamento de processo judicial para tentar resolver a questão, o que atrasa e encarece a demanda.

A busca pacífica das demandas, lamentavelmente ainda não é uma regra no cotidiano brasileiro por parte dos consumidores. Agências reguladoras como ANATEL, ANEEL, ANS e outras ainda são pouco acionadas e, muitas vezes, casos que seriam facilmente solucionados viram demandas judiciais intermináveis.

O direito, por sua vez, é a ciência desenvolvida por meio de costumes e evolução social. Por isso, os Legisladores devem estar atentos às mudanças, mas em alguns casos, faz-se necessário certo direcionamento, como ocorre no texto do novo Código de Processo Civil, que incentiva a conciliação e prevê até multa para a parte que se recusar a ao menos tentar, sem justificativa a conciliação (vide art. 334, §8º do CPC/2015), sendo considerado ato atentatório contra a justiça.

Vê-se neste contexto que a lei está buscando também mudança cultural, incentivando a solução amigável dos conflitos e os próprios operadores do direito, sejam advogados ou juristas, devem incentivar as partes a chegarem a um meio célere e justo para dirimir seus impasses.

Em recente decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do estado do Piauí, nos autos do processo n° 0010189-11.2014.818.0021, que tramitou no Juizado Especial Cível de Bom Jesus/PI, o Magistrado HELIOMAR RIOS FERREIRA constou em sua decisão final do processo elogio direto à Crespo e Caires pela conduta conciliatória no processo, transcrito abaixo:

“[...] Parabenizo as partes e a atuação dos nobres advogados que atuaram neste feito, pois colaboraram enormemente para a manutenção da dignidade da justiça. Verifico que o acordo atinge o objetivo maior do direito que é a paz social, esta conseguida também pela solução conciliatória de demandas que envolvem relações conflituosas interpessoais, se evidenciam como verdadeiras demandas de massa e repetitivas, e que também prestigia o que denominamos de ordem jurídica justa. [...]”.

A decisão deixa evidente que conciliar é louvável e as partes devem buscar dentro de suas pretensões e no limite de seus direitos, não apenas vantagens econômicas ou pessoais, mas o equilíbrio de uma solução justa e rápida para seus conflitos, evoluindo para uma sociedade ética, justa e respaldada pela boa fé.

Flávio Eduardo da Anunciação
Gestor da área Contencioso Réu, do Crespo e Caires

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Crespo e Caires é destaque no cliente Banco BMG



Historicamente, a equipe Contencioso Réu tem alcançado excelentes resultados  no ranking mensal de atendimento promovido pelo cliente Banco BMG. E, em janeiro, não poderia ser diferente. Mais uma vez, a equipe se destacou na avaliação do próprio cliente, que compara os resultados atingidos nos critérios Pontos positivos e Negativos, Acordos celebrados, Resultados em Processos, entre outros. A análise é realizada com outros cinco escritórios de advocacia na região Nordeste. Acompanhe a classificação do pódio:
Sergipe – 1º lugar
Paraíba – 2º lugar
Rio Grande do Norte – 3º lugar
Maranhão – 3º lugar
Piauí – 3º lugar
Os colaboradores que mais se destacaram ganharam um brinde. Parabéns à todos os envolvidos! 

Pratique qualidade de vida


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Campanha: Quem falta faz falta


No último sábado, a equipe da área Varejo Santander, promoveu um café da manhã para comemorar a redução do absenteísmo, resultando apenas em 1,7% no mês de janeiro. A ação foi organizada por Vivian Coletti, Gestora; Fabiana Vital e Rosangela Lima, ambas Analistas; e Aline Garcia, do setor Financeiro. Parabéns pelo empenho de todos!




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Santander Veículos - Crespo e Caires é destaque na região SP em 2016




Na última quinta feira, o auditório da sede do Banco Santander em São Paulo recebeu o evento de  premiação dos melhores de 2016 da área de Recuperação de Crédito Judicial. Cercado por muita  expectativa, o evento contou com a participação de todos os "players" da área. Como fruto do consistente trabalho realizado ao longo de 2016, Crespo e Caires foi reconhecido como um dos destaques na carteira de Veículos da Região São Paulo, a mais concorrida do país. "Ficamos em primeiro lugar no ano em SP Capital e em segundo em SP Interior, esse trabalho consistente ao longo do ano nos rendeu esse reconhecimento na campanha do ultimo trimestre de 2016", destacou o gerente Jefferson França, que recebeu das mãos dos organizadores vales-compras. O sócio Rodolfo Seifert, presente no evento, celebrou: "2016 foi um ano interessante, de muitos desafios e de muitas vitórias a serem celebradas". E finalizou: "Temos um time forte, pronto para encarar de frente o ano de2017!"

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Campanha Desafio de Campeões RCI - Crespo e Caires é destaque em dezembro!

Com a divulgação do fechamento de Dezembro, Crespo e Caires foi reconhecida mais uma vez pela RCI do Brasil na Campanha Desafio de Campeões. A Assistente Larissa Pereira declara: “Foi um mês bem desafiador, com a ajuda e empenho de todos trouxemos um ótimo resultado”

Parabéns aos envolvidos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Colaboradores dedicados, reconhecimento garantido


O Crespo e Caires colocou em prática uma das ações que é marca registrada do escritório: reconhecimento. A iniciativa, que é realizada todos os meses, tem o objetivo de prestigiar os colaboradores que, por meio da dedicação e de metas alcançadas, se destacaram no período. Nessa edição, os certificados foram entregues aos destaques das equipes Financeira e Varejo, nos critérios Resultado, Qualidade e Retomada.

Colaboradores, parabéns pelo empenho! Confira algumas fotos.














terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Banco Réu: conhecimento e motivação constantes



Tradicionalmente, a equipe Banco Réu se reúne todos os meses para uma ação motivacional. Para este ano, a ideia é inovar! No total, serão 11 encontros com a aplicação de variados temas, escolhidos junto à equipe. Realizada na última sexta-feira do mês, a iniciativa contará com duas apresentações: a primeira com foco na rotina do trabalho, a fim de estimular os estudos jurídicos da área; e, a segunda, focada em assuntos culturais para motivar ainda mais o encontro.

“A ideia é continuar integrando a equipe e desenvolvendo o potencial de cada um, mas de maneira mais focada na geração de conhecimento, o que certamente trará maior produtividade e eficiência para a equipe”, explica Flávio Eduardo, Gestor da Área.

Para Gabriele Martins, Analista Jurídica da área, a mudança e a manutenção da ação veio para somar ainda mais o seu dia a dia no escritório. “Por meio desses encontros, passei a aprimorar ainda mais os meus conhecimentos na área, pois sempre discutimos assuntos que são pertinentes para a nossa atuação. Além disso, o tema descontraído aplicado na segunda parte nos dá energia para seguirmos adiante. Nesse ano, por exemplo, eu falarei sobre Métodos Alternativos de Conciliação | Vida e Hábitos Saudáveis”, comenta.

  Foto da ação realizada no final de janeiro.