quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Evento – Sustentabilidade pra todo lado



Crespo e Caires marcou presença no evento “Sustentabilidade Pra Todo Lado – Encontro com Fornecedores”, promovido pelo Santander na data de ontem. O objetivo do encontro foi de promover reflexões sobre o tema prevenção e combate à corrupção. Durante o encontro, foram abordadas informações relevantes sobre a Lei 12.846/13, em vigor desde 29/01/14. “Foi um encontro muito produtivo e de fato contribuiu com informações e ideias práticas para a redução do risco de corrupção no dia a dia de negócios”, afirmou Rodolfo Seifert, sócio do Crespo e Caires, presente ao evento.   

terça-feira, 25 de novembro de 2014

#TimeCrespoeCaires- Direito Securitário




Neste #TimeCrespoeCaires, vamos conhecer um pouco mais sobre a área de Direito Securitário, conduzida pela advogada Marianne Martins.

#TimeCrespoeCaires: De que assuntos a área de Direito Securitário do Crespo e Caires trata?
Marianne: Nós atuamos na defesa dos interesses dos seguradores e segurados em função do contrato de seguro e da atividade securitária.

#TimeCrespoeCaires: Quais os principais clientes atendidos pelo Crespo e Caires nesta área?
Marianne: Prestamos assessoria jurídica às Seguradoras Maritima Seguros S/A e Yasuda Seguros S/A, bem como assessoria jurídica a corretores de seguros e consultorias em geral acerca do tema.

#TimeCrespoeCaires: Quais as áreas do seguro que costumam gerar mais dúvidas ao grande público?
Marianne: Seguro de vida e seguro de automóveis, pois são os seguros mais populares, também chamados de seguros em massa. Há muita gente que tem seguro de vida ou é beneficiário de um e não possui conhecimentos elementares sobre o contrato, seus eventuais direitos, etc.

#TimeCrespoeCaires: Uma dúvida comum relativa a seguro de vida é se o valor do capital de um segurado endividado que vem a falecer deve ser entregue aos credores.
Marianne: Não. O valor é pago diretamente ao beneficiário (cônjuge, filhos, pais, etc.), sem passar pelo patrimônio do segurado. Não se confunde com herança.

#TimeCrespoeCaires: O seguro de vida se assemelha ao seguro social (INSS)?
Marianne: O seguro de vida é um seguro privado, ajustado entre as partes num contrato, distinto do seguro social, sujeito às leis e normas aplicáveis ao INSS. Quando a apólice do seguro de vida cobre invalidez laboral, aquela que impede o exercício da atividade laborativa principal do segurado, temos semelhanças com o seguro social. 

#TimeCrespoeCaires: Quer dizer que a invalidez profissional não está automaticamente contemplada nos seguros de vida em geral?
Marianne: Não está. Grande parte das pessoas que adquirem a cobertura de invalidez não se atenta às coberturas contratadas e sua abrangência. Se a cobertura contratada for exclusivamente para caso de invalidez funcional, eventual incapacidade laborativa não será contemplada pelo seguro. Por isto é fundamental que o contratante deixe claro ao corretor as coberturas que pretende ter ao contratar o seguro. 

#TimeCrespoeCaires: O que é invalidez funcional?
Marianne: A invalidez funcional, cobertura mais comum nas apólices, está relacionada ao comprometimento das atividades do dia-a-dia, como tomar banho, comer sozinho, andar, se vestir, em decorrência da perda de função de membros ou órgãos.

#TimeCrespoeCaires: O que é agravamento do risco? Qual a sua consequência?
Marianne: O agravamento do risco se caracteriza quando o segurado atua ou se omite de forma a aumentar as chances da ocorrência de um sinistro. Ao agravar o risco, o segurado perde o direito à indenização.

#TimeCrespoeCaires: Que exemplos concretos de agravamento de risco você pode nos dar, no caso de seguro de automóveis?
Marianne: Podemos citar como exemplos de agravamento de risco: dirigir embriagado, dirigir em velocidade excessiva, conduzir o veículo sem habilitação para tanto, arriscar passar com o veículo em uma via alagada. Em todas as ações citadas o segurado aumenta o risco da ocorrência de um sinistro e, por isto, poderá ter sua indenização negada pela seguradora. 

Se você deseja tirar alguma dúvida ou marcar uma conversa com a Dra. Marianne, faça contato: marianne@crespoecaires.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Programa Facilita Bahia




Crespo e Caires presente no Programa Facilita Bahia. Na foto, os colaboradores:Marcelino Lopes, Lucas Sisti e Wallace Gotti.

Equipe Alfa- Ótimos Resultados


O Banco Alfa divulgou os rankings de retomada de setembro. Crespo e Caires alcançou o primeiro lugar nas praças de Campinas (segunda vez consecutiva) e Salvador (terceira vez consecutiva). Cumprimentamos a equipe ALFA (cobrança, jurídico e filiais) pelo belo resultado alcançado.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Programa Facilita Rio de Janeiro



Na foto, os colaboradores: Jefferson Franca, Lucas Boaventura, Luiz Nunes e Wallace Gotti.

O Programa Facilita no Rio de Janeiro, promovido pela Financeira do Santander em conjunto com seus parceiros, está a todo vapor. Os clientes que têm comparecido ao Novotel encontram um ambiente oportuno para, juntamente com representantes do banco credor, construírem uma condição de pagamento que atenda as expectativas de ambas as partes. O Evento, que conta com a participação da equipe Crespo e Caires, tem sido um sucesso.

Mutirão de Conciliação – Financeira Alfa





Ao longo do mês de novembro, a Financeira Alfa promove mutirões de conciliação nas principais cidades do país, com o objetivo de promover aos seus clientes uma oportunidade única de solução de suas pendências. Realizados em hotéis estrategicamente localizados, os mutirões proporcionam um ambiente adequado pra que as partes conversem de forma reservada e busquem chegar a uma composição em valores e prazo para pagamento. Os resultados prévios dos primeiros eventos são muito positivos. Crespo e Caires, como forte parceiro, participa dos eventos em São Paulo, Campinas, Salvador e Recife.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

13º: Excelente Oportunidade para Renegociar as Dívidas





Chegou o final do ano e com ele uma excepcional oportunidade para o consumidor colocar as contas em ordem. O momento é muito propício para a renegociação de dívidas pois o consumidor tem à disposição os recursos do décimo-terceiro salário e as instituições financeiras e grupos varejistas a disposição em flexibilizar bem as condições de pagamento.

Aparentemente o cenário é perfeito. Dinheiro no bolso + dívida pendente = contas pagas. Todavia, o consumidor não é uma ciência exata. E a real equação de final de ano, na verdade, não é esta. Há mais um importante componente para a equação, que torna a resposta final uma verdadeira incógnita: Dinheiro no bolso + dívida pendente + oferta de consumo = ?. A verdade é que este dinheiro extra que passa pelo bolso do brasileiro nesta época do ano é alvo de uma acirrada disputa entre credores e comércio. E a pergunta que fica na mente do consumidor é: pagar as contas ou fazer novas contas?

Como o apelo para o consumo no período de Natal é muito forte, os grupos credores buscam, desde o mês de novembro, seduzir o inadimplente para negociar suas dívidas antes de fazer novos débitos. Estas ofensivas de negociação consistem em promoção de campanhas de negociação com oferta de descontos bem agressivos, que normalmente não são praticados ao longo do ano. Os descontos nos juros em alguns casos chegam a 100%. As oportunidades de parcelamento ofertadas este ano, considerando o cenário de pleno emprego e juros baixos, são muito mais interessantes que nos anos anteriores. E para levar estas excepcionais condições aos inadimplentes, os bancos e algumas organizações, como a Serasa Experian, têm convidado seus clientes a comparecerem em feirões de negociação, organizados nos grandes centros do país.

As iniciativas têm surtido efeito. Credores e devedores têm saído satisfeitos destes eventos. Os primeiros indicadores demonstram os efeitos positivos destas iniciativas. O grande objetivo destas ofensivas de final de ano, que é sanar as pendências dos clientes e devolvê-los para o consumo responsável de crédito ainda antes do Natal, caminha para ser alcançado.  


Rodolfo Gerd Seifert é advogado Diretor de Recuperação de Crédito de Crespo e Caires Advogados Associados.

Mega Evento Rio de Janeiro/RJ


Colaboradores da Crespo e Caires presentes no Mega Evento Rio de Janeiro.

Rodolfo Seifert - Sócio-Diretor da Área de Recuperação de Crédito do Crespo e Caires.


Rodrigo D'Avila- Colaborador Crespo e Caires



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Programa Facilita no Ar!


Larissa Pereira, Carol Nascimento e Patrícia Silva.



Ao longo do mês de novembro, a Santander Financeira promove em diversas Capitais e regiões metropolitanas do Brasil o PROGRAMA FACILITA. Realizado pela primeira vez em 2013, o programa consiste em convidar seus clientes que estão inadimplentes para um encontro pessoal com vistas a resolver as pendências. Em ambiente agradável, os clientes são envolvidos na construção de uma proposta que seja boa para todas as partes. Em sua primeira edição, o PROGRAMA FACILITA surpreendeu o mercado e os próprios clientes que dele participaram, pela organização e pela forma construtiva de condução das negociações.
E hoje começa o PROGRAMA FACILITA em São Paulo. Crespo e Caires, como forte parceiro Santander, está com sua equipe à disposição para receber os clientes e, em parceria com a equipe Santander presente ao local, construir com eles a melhor proposta para todos.
Bom FACILITA A TODOS!

Destaques do Mês- Outubro


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Consumidor - Cuidado com as Empresas de Renegociação de Dívida





A Rede Record de televisão veiculou reportagem que trouxe à tona a realidade de diversos clientes de instituições financeiras que foram enganados por empresa de renegociação de dívidas. Seduzidos pelas propagandas em rádios e outdoors, diversos financiados e arrendatários foram atraídos a esta empresa pra ver o valor das prestações de seus contratos de financiamentos revistos. Por este serviço, pelo qual todos pagaram de cara uma significativa quantia em dinheiro, eram orientados a não pagar o financiamento, esconder o veículo e aguardar as informações da assessoria em relação ao novo valor das prestações ou ao valor de quitação do contrato. Aguardaram por meses e estes valores nunca foram informados. Em alguns casos, prometeu-se o ingresso de ação contra os bancos e financeiras, medida que não chegou a ser tomada. Enfim, todos perderam dinheiro e alguns perderam os seus veículos.

No quadro apresentado por Celso Russomano,  o escritório Crespo e Caires foi mencionado por um dos clientes iludidos pela consultoria como escritório sério, que o teria alertado para o perigo de apreensão de seu veículo. Este cliente, mesmo tendo tido o seu veículo apreendido pelo Crespo e Caires, reconheceu publicamente a lisura com que Crespo e Caires negocia os débitos e manifestou indignação em relação ao desserviço que a consultoria lhe prestou. Este cliente não imaginava que poderia ser muito bem tratado e orientado pelo escritório que representava o banco e muito mal assessorado por quem o deveria representar.

Cremos que este episódio mereça atenção da sociedade, uma vez que empresas desta natureza estão se disseminando nas grandes cidades. A forma de agir é simples. Estas empresas se aproveitam do pouco conhecimento de boa parte da população e vendem a ilusão da revisão do valor das prestações mensais dos contratos. Cuidado, consumidores. É mais barato e mais seguro continuar honrando com o pagamento mensal das prestações no valor que está no seu contrato. Caso você esteja momentaneamente impossibilitado de pagar, você mesmo pode negociar seus débitos com o banco-credor. Se tiver dúvidas quanto aos valores que lhe forem informados, você tem o direito de saber detalhadamente o que lhe está sendo cobrado. Não há a necessidade de intermediários. O dinheiro que você usaria para contratar uma consultoria você deve usar para pagar as suas parcelas. Repito. É mais barato e seguro.

Rodolfo Seifert

Rodolfo Seifert é advogado, Sócio-Diretor da Área de Recuperação de Crédito do Crespo e Caires.