segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Consumidor - Cuidado com as Empresas de Renegociação de Dívida





A Rede Record de televisão veiculou reportagem que trouxe à tona a realidade de diversos clientes de instituições financeiras que foram enganados por empresa de renegociação de dívidas. Seduzidos pelas propagandas em rádios e outdoors, diversos financiados e arrendatários foram atraídos a esta empresa pra ver o valor das prestações de seus contratos de financiamentos revistos. Por este serviço, pelo qual todos pagaram de cara uma significativa quantia em dinheiro, eram orientados a não pagar o financiamento, esconder o veículo e aguardar as informações da assessoria em relação ao novo valor das prestações ou ao valor de quitação do contrato. Aguardaram por meses e estes valores nunca foram informados. Em alguns casos, prometeu-se o ingresso de ação contra os bancos e financeiras, medida que não chegou a ser tomada. Enfim, todos perderam dinheiro e alguns perderam os seus veículos.

No quadro apresentado por Celso Russomano,  o escritório Crespo e Caires foi mencionado por um dos clientes iludidos pela consultoria como escritório sério, que o teria alertado para o perigo de apreensão de seu veículo. Este cliente, mesmo tendo tido o seu veículo apreendido pelo Crespo e Caires, reconheceu publicamente a lisura com que Crespo e Caires negocia os débitos e manifestou indignação em relação ao desserviço que a consultoria lhe prestou. Este cliente não imaginava que poderia ser muito bem tratado e orientado pelo escritório que representava o banco e muito mal assessorado por quem o deveria representar.

Cremos que este episódio mereça atenção da sociedade, uma vez que empresas desta natureza estão se disseminando nas grandes cidades. A forma de agir é simples. Estas empresas se aproveitam do pouco conhecimento de boa parte da população e vendem a ilusão da revisão do valor das prestações mensais dos contratos. Cuidado, consumidores. É mais barato e mais seguro continuar honrando com o pagamento mensal das prestações no valor que está no seu contrato. Caso você esteja momentaneamente impossibilitado de pagar, você mesmo pode negociar seus débitos com o banco-credor. Se tiver dúvidas quanto aos valores que lhe forem informados, você tem o direito de saber detalhadamente o que lhe está sendo cobrado. Não há a necessidade de intermediários. O dinheiro que você usaria para contratar uma consultoria você deve usar para pagar as suas parcelas. Repito. É mais barato e seguro.

Rodolfo Seifert

Rodolfo Seifert é advogado, Sócio-Diretor da Área de Recuperação de Crédito do Crespo e Caires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário