terça-feira, 9 de junho de 2015

Três grandes mentiras sobre networking

Autores: Ivan Misner e Marcos Martins

Pense sobre as pessoas mais bem-sucedidas que você conhece. O que elas têm em comum? Provavelmente isso: eles construíram uma rede de contatos que proporciona apoio, informação e referências de negócios. Esses networkers bem-sucedidos tiveram anos de trabalho para construir suas networks. No entanto, muitas pessoas não entendem o básico do networking. Equívocos são muito comuns, mesmo entre profissionais de negócios. Antes de comprometer-se com a tarefa de construir uma network saudável, você provavelmente precisa superar pelo menos um desses três principais equívocos.

1.      “Eu não consigo fazer networking se não for uma pessoa extrovertida.”
Pode respirar aliviado, você não tem que se tornar o “Sr. Orador Público” para ser um networker bem-sucedido. A maioria das pessoas desenvolve um determinado nível de conforto lidando com clientes, vendedores e outros, em suas transações rotineiras. Existem muitas técnicas que podem tornar o processo muito mais fácil – especialmente para os que se consideram um pouco introvertidos. Por exemplo, oferecer-se como voluntário para ser um anfitrião visitante em um evento de networking de negócios local pode ser uma maneira excelente de envolver-se sem sentir-se deslocado.
Quando você tem convidados em sua casa ou escritório, o que você faz? Você os agrada, faz com que eles se sintam confortáveis; talvez ofereça alguma coisa para beber. Tente, você vai achar muito mais fácil conhecer e conversar com pessoas novas.

2.      “Referências de negócios boca-a-boca está fora de moda.”
Hoje, a maioria das pessoas faz negócios em uma escala maior, com uma base de clientes e área geográfica mais amplas. As conexões pessoais da comunidade no estilo antigo, e a confiança que as acompanhava, na maioria dos casos se perderam. É por isso que um sistema para gerar referências entre um grupo de profissionais que confiam uns nos outros não é somente o caminho do passado, mas também a onda do futuro. É uma estratégia eficaz em termos de custos com uma compensação de longo prazo. É para onde está indo o marketing de negócios, e é para onde você precisa ir se quiser continuar no jogo. Como o grande pai de Wayne Gretzky disse, “patine para onde o disco de hóquei está indo, não para onde ele esteve.”

3.      “Networking não é uma ciência dura. Seu retorno sobre o investimento não pode ser medido.”
Em uma ocasião sugeri ao reitor de uma grande universidade que o curriculum de negócios deveria incluir cursos de networking. A resposta dele: “Meus professores nunca ensinariam essa matéria aqui. É só ciência macia.”. Eu não deveria ter me surpreendido. Nós graduamos as pessoas em Administração, mas ensinamos pouco ou nada a elas sobre a única matéria que virtualmente todo empresário considera crítica – networking e capital social. Por que as escolas de Administração não ensinam essa matéria? Acho que é porque a maioria delas é composta de professores que nunca tiveram um negócio próprio. Quase tudo que eles sabem sobre administrar um negócio, aprenderam em livros e consultoria.

Ao final da nossa conversa, eu perguntei ao reitor, “Como os cursos de liderança são menos ciência macia que o networking?” Ele ficou sem resposta.
Empresários bem-sucedidos compreendem a importância de uma rede forte, e estão dispostos a empregar o tempo necessário para desenvolver conexões frutíferas. Se algum desses equívocos está segurando você, está na hora de corrigir isso com as dicas oferecidas – e ver seus negócios crescerem.


Fonte: http://www.businessnetworking.com.br/?p=761

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