quarta-feira, 18 de outubro de 2017

5º e 6º Núcleos de Estudos Jurídico Bancário

As 5ª e 6ª edições do Núcleo de Estudos de Direito Bancário foram um sucesso. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento prático de temas jurídicos que fazem parte da rotina de trabalho dos colaboradores de Crespo e Caires.




No 5º encontro a Advogada Marielen Cristiane Estevo, fez a apresentação que encerrou o primeiro ciclo de estudos, foram abordados assuntos que dizem respeito a aplicação de algumas teses jurídicas para aumento de êxito na recuperação de crédito, judicialmente. Ou seja, nos casos sem garantia real ou sem bens que possam ser penhorados para satisfação do débito. Segundo a Dra. Giovana Brito, advogada e sócia do escritório, se discutiu o que pode ser feito em meio às dificuldades encontradas nas execuções, as quais, mesmo tendo uma sentença procedente em favor do credor, este tem enormes dificuldades em obter sucesso efetivo nessa fase processual. “Em muitos casos há problemas como venda de bens para fraudar a execução, retirada de valores das contas correntes, entre outras coisas que tornam ainda mais difícil o andamento judicial”, explica.

Além disso, algumas possibilidades para que o devedor se sinta incomodado a resolver a inadimplência foram abordadas, como bloqueio da CNH, apreensão do Passaporte ou cancelamento do Cartão de Crédito. Ainda de acordo com a Dra. Giovana, “a aplicação das teses como estratégia processual vem sendo frequente, onde se espera potencias resultados positivos aos clientes ”.





Na 6ª edição o tema foi As Relações de Consumo e a Vulnerabilidade do Consumidor, apresentado pela Auxiliar Jurídica Estefani Malaquias, e abordou-se os direitos básicos do consumidor e a inversão do ônus da prova, bem como a sua relatividade e aplicabilidade, tema muito relevante para a defesa dos interesses dos nossos clientes e analises processuais. Para Dra. Leane Souza, advogada do escritório, os encontros proporcionam uma oportunidade de agregar conteúdo jurídico e de troca entre os participantes. “Com toda certeza me permitiu vislumbrar um assunto cotidiano por ângulos diferentes”, conta ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário