quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Recebi meu 13º. E agora?




Final de ano já está aí: as lojas estão todas decoradas de Natal e os preparativos para as ceias começam a ser definidos. No ambiente de trabalho, esse período é conhecido como aquele que confere um dos principais benefícios ao colaborador – o 13º salário. Apesar de a legislação trabalhista determinar que o pagamento da primeira parcela pode ser feito de qualquer período do ano até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro, muitos empregadores optam por fazer esse crédito nos dois últimos meses do ano. Com um dinheiro a mais na conta do trabalhador, a pergunta que fica é: como utilizá-lo da melhor forma?

Dr. Rodolfo Seifert, Sócio Proprietário do Crespo e Caires Advogados, oferece algumas dicas. Confira! 

1. Reduza as dívidas
Se você está com pendências financeiras, destine esse valor que chega agora para quitá-las. No entanto, se o montante não for suficiente, opte pelas dívidas com os juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial).

2. Adiante as prestações
Isso vale para as parcelas do financiamento da casa, de móveis e eletrodomésticos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa tem direito à redução proporcional dos juros e demais acréscimos embutidos na parcela quando ela é quitada com adiantamento.

3. Programe-se para os primeiros gastos de 2017
Em janeiro, as despesas geralmente são maiores, pois inclui IPVA, IPTU, matrícula e material escolar... Se você não fizer uma previsão adequada, comprometerá os 11 meses seguintes. No caso do IPVA, o montante cobrado corresponde a 6% do valor de mercado do carro. Então, dá para calcular e já separar a quantia.

4. Programe as compras de Natal e Ano-Novo
Em vez de deixar tudo para a última hora, aproveite a primeira parcela do décimo terceiro para adquirir os itens das ceias com antecedência. Quanto aos presentes,  e até mesmo os presentes de amigos e familiares.

5. Invista em um curso
Nem toda aplicação financeira consiste em deixar o dinheiro rendendo. Ela pode estar atrelada à sua educação, por exemplo, como um curso de idiomas, uma especialização ou até um intercâmbio. Esse tipo de investimento é produtivo, pois pode alavancar a carreira por meio de uma promoção ou até possibilitar a troca de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário